CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS
-
O paciente ao chegar no centro cirúrgico ja vai ser recebido pela médica e equipe e anestesista que estarão presentes desde a entrada do paciente na sala cirúrgica.
-
Antes da cirurgia sempre solicitamos pelo telefone que o paciente forneça o telefone de um familiar que será avisado imediatamente assim que a cirurgia terminar, dando as notícias e tranquilizando a família e acompampanhantes.
-
Orientações quanto ao retorno no consultório e cuidados com a ferida operatória serão passados antes da alta hospitalar. O retorno deve ser agendado entre 7 a 12 dias pós operatório, para retirada de pontos e revisão pós operatória. Nas cirurgias que possuem peças enviadas paa biopsia, como por exemplo: colecistectomia ou apendicectomia, nós ja entregamos o resultado nessa primeira consulta
-
Em caso de dúvidas ou sintomas de alerta, como febre, dores, alterações na ferida operatoria, o paciente deve entrar em contato pelo número de celular da propria dra Ana Carolina, que e fornecido para todos os pacientes cirúrgicos.
-
Os pequenos orifícios feitos na parede abdominal são cobertos no centro cirúrgico com fita tipo Micropore, devendo ser mantido até o retorno para retirada de pontos. Pode-se tomar banho completo e molhar o curativo. Não use medicamentos ou outra substância sobre as feridas. Evite de tomar sol sobre a ferida operatória nas primeiras semanas após a cirurgia.
-
Geralmente nas cirurgia videolparoscopicas a alta é dada o mesmo dia, para as cirurgias realizadas pela manha e na manha seguinte para as cirurgias realizadas a tarde, mas isso pode variar de caso para caso.
-
O paciente deve evitar ficar acamado, podendo andar normalmente, ou mesmo subir escada. Não carregue peso, atividades físicas pesadas ou faça força. Caminhadas e exercícios leves podem ser realizados.
-
O uso de medicações de uso contínuo deve ser reiniciado em casa, logo após a alta.
-
É comum apresentar algum tipo de desorientação transitória após o procedimento, secundário a anestesia. Podem ocorrer náuseas ou vômitos, porém esses efeitos também são de curta duração.
-
Uma pequena quantidade de gás que foi utilizado para distender sua cavidade abdominal pode permanecer dentro do abdome após o procedimento, causando alguns sintomas: Dor no ombro (decorrente da irritação diafragmática); sensação de gases intra-abdominais; desconforto no andar superior do abdome.
-
Alguns dias ou até mesmo semanas após a cirurgia é comum sentir um pouco de fadiga ou cansaço. O seu corpo leva certo tempo para se recuperar e você deve respeitar esse período, realizando repouso físico e períodos de sono adequados. O período de recuperação é variável entre cada paciente, e varia com fatores tal como motivo do procedimento, estado de saúde, presença de outras doenças e o surgimento ou não de possíveis complicações. Uma dieta saudável é importantíssima para a recuperação de todas as cirurgias.